Páginas

terça-feira, 21 de agosto de 2012

SALGADINHO – APERITIVO - PIMENTA

INGREDIENTES:

. 400ml de leite
. 60ml de óleo
. 1 ovo
. 1 cebola grande
. 1 pimenta dedo-de-moça ou outra de sua preferência
. 2 cubos de caldo de carne
. 100g de queijo parmesão em pedaço
. 10g de fermento seco instantâneo ou 50g de fermento biológico fresco
. Cerca de 800g de farinha de trigo

Óleo para fritar

Preparo:

1. No liquidificador, bata o leite, óleo, ovo, cebola, pimenta, os cubos de carne e queijo parmesão até triturar bem a cebola. NUNCA BATA o fermento para não destruir suas moléculas e atrapalhar sua levedação. Despeje essa mistura em uma bacia, polvilhe o fermento por cima e vá acrescentando a farinha pouco a pouco até formar uma massa muito macia, mas que seja fácil de grudar nas mãos. Sove muito bem e deixe crescer em um ambiente morno, sem corrente de ar, por cerca de 1h30.

2. Depois do tempo de crescimento, leve a massa a uma superfície enfarinhada e sove delicadamente só para retirar as bolhas de ar. Se possuir um cilindro, passe a massa por ele para deixar em uma espessura bem fina, mas se não tiver, abra a massa com um rolo, polvilhando farinha para que não grude. Corte em tiras finas e depois em pedacinhos.

3. Aqueça óleo em abundância para fritar em imersão. Quando estiver bem quente frite uma porção de pedacinhos por vez. Escorra em uma peneira e coloque em um recipiente com papel toalha. Sirva de preferência no mesmo dia para manter a crocância.


Dicas: Se gostar do salgadinho mais apimentado, acrescente a quantidade de pimenta que achar necessário.
Dependendo da marca do cubo utilizado, será necessário acrescentar um pouco mais de sal, porém, faça isso depois de já frito, se achar que é preciso.
Se quiser assar esta massa pode, apenas ao cortar deixe em formato de palitos, asse em forno 180C, por mais ou menos 20 minutos ou até dourar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário