Páginas

domingo, 12 de agosto de 2012

PÃO DE LIQUIDIFICADOR(massa não sovada)

Ingredientes:
- 1 ovo
- ¼ de xícara (chá) de azeite
- ¼ de xícara (chá) de óleo
- 1 e ½ xícaras (chá) de leite morno
- ½ colher (sopa) de açúcar
- ½ colher (sopa) de sal
- 2 tabletes de fermento Biológico fresco (30 g)
- 3 e ½ xícaras (chá) de farinha de trigo



Preparo:



No liquidificador, bata todos os ingredientes, exceto a farinha de trigo. Despeje o líquido obtido em uma tigela, acrescente a farinha de trigo peneirada e misture bem. Coloque a massa em uma forma de pão caseiro grande (ou forma de bolo inglês) de 31 cm X 12,5 cm, untada com manteiga e enfarinhada. Cubra a forma com um pano de prato limpo dobrado ao meio. Espere a massa dobrar de volume (cresce quase até a borda da forma).
Pré-aqueça o forno na temperatura baixa 150 C, por 3 minutos. Coloque a forma no forno e espere 15 minutos. Aumente a temperatura para 180º (média), sem abrir a porta do forno, e espere até que o pão esteja corado (cerca de 40 minutos). Quando estiver pronto, retire a forma do forno e espere esfriar completamente antes de desenformar para que o pão não se quebre.



Dicas:
- Quando o pão for crescer, evite colocar a forma em superfícies frias como o metal e o mármore que podem retardar o crescimento da massa. Se não tiver outro lugar para apoiá-la, coloque-a sobre um pano de prato dobrado.
- O leite morno serve para ativar o fermento e fazer o pão crescer melhor. Entretanto, é importante notar que o leite deve estar morno e não fervendo. O leite quente demais (a ponto de queimar a pele) pode fazer o efeito contrário ao desejado e desativar o fermento, impedindo o crescimento do pão.
- Rendimento: 1 pão grande ou 2 pequenos.






Nenhum comentário:

Postar um comentário