Páginas

domingo, 21 de abril de 2013

AMOR EM PEDAÇOS



Esse doce é uma delícia... tudebão... Tradição da cozinha mineira...vale a pena experimentar.


Ingredientes e Preparo:

Ingredientes

Para a massa, você vai precisar de farinha de trigo (aproximadamente 500g); açúcar (125g); ovo (3 unidades); suco de limão (5ml); margarina (60g); raspas de casca de um limão; fermento em pó (15 g). Já o recheio leva coco fresco ralado (400g); açúcar cristal (700g); ovo (4 unidades); abacaxi sem casca (1.600g); margarina (30g).

Modo de preparo

Utilize um liquidificador para triturar os pedaços de abacaxi. Coloque uma panela no fogo e adicione o abacaxi junto com o coco, o açúcar, os quatro ovos, e a margarina. Misture-os na panela. Mexa até reduzir o líquido. Assim que a massa adquirir uma tonalidade caramelo forte, e demorar a cair da espátula, desligue o fogo e transfira o recheio para outro recipiente. Espere esfriar e depois leve para gelar por, no mínimo, meia hora.

Em uma vasilha, coloque o açúcar, os três ovos, a margarina, as raspas de limão, o fermento e o suco do limão. Acrescente farinha e misture com as mãos. Se for necessário, adicione mais farinha até a massa atingir o ponto ideal, momento em que ela se torna consistente e desgruda das mãos. Envolva a massa com um filme de plástico para deixá-la em descanso por uns 15 min.

Unte uma assadeira com margarina. Divida a massa gelada em duas partes. A maior parte será utilizada para obter a base do amor em pedaços e a menor para fazer as decorações. Forre uma parte da mesa com um filme plástico, coloque a massa para ser aberta com um rolo. Posteriormente, coloque a assadeira sobre a massa que acabou de ser aberta e corte as laterais com uma faca. Retire as bordas que foram cortadas e obtenha uma massa no formato retangular.

Transfira a massa para dentro da assadeira. Faça isso de forma que a massa fique em contato com a assadeira e o plástico por cima da massa para facilitar a sua retirada. Retire o plástico e termine de ajeitar a massa dentro da assadeira, procurando aproximá-la das laterais. Assim que cobrir toda a assadeira com o recheio, utilize uma faca e corte a massa em tiras de aproximadamente quatro centímetros. Faça isso nos dois sentidos.

Utilize um cortador em formato de rosa, por exemplo, para obter a decoração do amor em pedaços. Coloque uma florzinha sobre cada pedaço do doce. Quando terminar, leve a assadeira ao forno sob temperatura de 150°C, por 30 min. Por fim, reforce os cortes que foram feitos na massa, anteriormente, para retirar os pedaços e servi-los.


Nenhum comentário:

Postar um comentário